Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

O Padre e o Poeta

   Certa vez, um homem entrou em uma Igreja e se colocou a admirar a arquitetura do lugar sentado em um dos bancos. Sozinho, a princípio, admirava os vidrais; as imagens de madeira, os quadros e todos os minuciosos detalhes dos altares. Até que um padre veio ao encontro desse homem:
   _Olá, seja bem vindo à casa do senhor. Posso lhe ajudar em alguma coisa? Uma confissão talvez?
   _Olá, padre. Não se preocupe ou se incomode comigo, só estou aqui admirando a beleza do seu templo.
   _Mas esse templo não é meu, ele é a casa de deus. A mim nada pertence, tudo pertence ao senhor, até mesmo a minha vida e a minha alma.
   _Interessante maneira de se pensar. Mas me permite uma pergunta? Espere, uma não, algumas perguntas?
   _Claro que pode! Sinta-se a vontade.
   O homem observa o padre. Tão complacente e educado, partia o coração do homem:
   _Quem foi que construiu esse monumento?
   _Foram os homens que colonizaram essa terra. Eles fundaram essa igreja para a catequização dos nativos.
   _Interessante. Então foi pela mão de obra dos próprios nativos que essa igreja foi construída?
   _Sim.
   O padre sorria contente com o interesse do homem perante a ele:
   _E em sua opinião, a quem pertence uma obra? Ao autor da ideia ou ao a aquele que a fabrica? Temos grandes artistas ao longo da história. Pintores que pintavam à pedido de mecenas, ou seja, a pessoa que financiava mandava o pintor pintar o tema idealizado pelo mecenas, mas o autor da obra ainda era o pintor. Assim como na composição musical, muitas das músicas da maioria dos cantores comerciais são feitas por terceiros, mas ainda assim o cantor é quem leva o título da música com o seu nome.
   _O senhor está tentando dizer que essa igreja pertence aos nativos que a construíram?
   _Sim! Muito precisamente!
   _Mas quem deu a terra e o barro para ser construída essa Igreja foi deus.
   _Assim como os mecenas dão a tinta, o pincel e a tela para os pintores. Julgando pelo seu raciocínio, tudo o que nós produzimos pertence ao seu deus. Mas se produzirmos algo que profane a deus, esta obra também pertence ao mesmo?
   _Não! Tudo o que vem do homem tende ao erro. As invenções do homem não pertencem a deus. Apenas o que é de deus pertence a ele.
   _Mas se foi o homem que fez essa igreja, ainda que utilizado produtos fornecidos por deus, isso significa que esse templo não pertence a ele, ainda que seja feito para ele. E mais, eu compreendo por que você diz que o seu corpo pertence a ele, uma vez que toda a matéria do seu corpo proveio da terra e para ela retornará. Mas por que você diz que a sua alma pertence a ele?
   _Por que assim que eu morrer, a minha alma irá para o encontro da dele.
   _O que lhe dá tanta certeza?
   _A minha fé.
   O homem abriu a boca para responder, mas se calou por um instante. Arrependeu-se de ter começado aquela conversa:
   _Fé você diz?
   O homem se levante e se põe a andar para fora da igreja. O padre se ergue e grita de leve:
   _Quem caminha contra a palavra do senhor, caminho para longe da luz. Portanto caminha em direção às trevas e a condenação.
   _Por que me ameaça? Por que me pede que eu tema a morte? Não vês que tua fé lhe cega e lhe obriga a aceitar idéias absurdas em detrimento de uma promessa inatingível?
   _Todo homem é livre para decidir o seu caminho. Deus nos deu o livre arbítrio.
   _Dá liberdade para que eu possa escolher por não ter escolhas senão estar ao lado dele? Ninguém quer sofrer eternamente e para não correr o risco as pessoas se apegam às promessas que melhor lhe amparam. Por que se apoiar em idéias tão duvidosas?
   _Se não em deus, em que o senhor apóia a sua vida?
   _Na morte! Ela é o meu consolo, ela é a minha salvação. Eu posso não saber o que vem depois da morte, mas eu vou encarar o que quer que seja com o peito aberto, ainda que seja o fim da minha existência. Eu sinceramente desejo, algum dia, ser gratificado com o descanso eterno. O descanso eterno desse mundo!
   E então o homem saiu da igreja. O padre respira mais aliviado, ele nunca havia se deparado antes com um adorador da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário