Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

Apresentação

   Os registros mais antigos de pinturas rupestres, que marcam o início do desenvolvimento da linguagem e expressão arqueologicamente datáveis, são de mais de 42mil anos atrás. A linguagem dos sumérios foi provavelmente a primeira forma de linguagem que traduzia fonemas audíveis na linguagem de símbolos.
   Em 1850, é observado o surgimento da prensa como forma de reproduzir a produção textual em larga escala. Sendo então, não foi mais necessário reproduzir os livros pelo trabalho de escrivães. Foi, pois, possível expandir o desenvolvimento intelectual para além das fronteiras do tempo que era necessário para transcrever um livro. Com o passar dos anos, muitos livros foram traduzidos para diversas outras línguas, e a troca de conhecimento e cultura entre os povos se intensificou rapidamente.
   Passados outros descobrimentos, outros veículos de comunicação começaram a tomar destaque. Tivemos o surgimento do rádio e mais tarde da televisão. Com o rádio, a oralidade fática ganhou o seu devido valor. Entre o rádio e a televisão, tivemos grandes mestres da linguagem visual dando o máximo de seus desempenhos no cinema mudo. E com a fusão, entre a linguagem visual e audível, tivemos ascensão da televisão como principal meio de influência cultural. Hegemonia atualmente ameaçada pelo advento da internet.
   O universo da web teve o seu desenvolvimento em etapas. Primordialmente existiam apenas os sites como forma de divulgação de qualquer conteúdo, e não era simples possuir um. Com o surgimento do e-mail, surgiram também as correntes e os e-mails promocionais. A internet nos deu os blogs, os fóruns de debate e mais recentemente os vlogs.
   Eu enfatizei aqui a história dos meios de comunicação em massa. Pois como um ser social, eu também sinto a necessidade de expressão. Já escrevi um livro e tenho outros projetos em desenvolvimento, mas percebi logo que não posso evitar me render à contemporaneidade.
   Crio, então, um blog para fazer da minha palavra e da minha obra acessíveis para aqueles que buscam o saber. Prezo pelo senso crítico e pelo desenvolvimento consciente do conhecimento. Ninguém é dono absoluto da verdade, por isso devemos sempre questionar e buscar melhor conhecer sobre o mundo que nos cerca.
   Esse blog é direcionado aos indagadores de plantão, e também a aqueles que não aceitam verdade impostas por nenhum veículo que seja. Sintam-se livres para questionar minhas idéias para que juntos possamos evoluir. Pretendo em breve montar um vlog, só me desculpo previamente por não ser mais fotogênico.
“Não é por que é funcional, que uma prática se torna correta. Quem faz o certo sem entender porque o faz, peca na falta do conhecimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário