Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus – transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina – uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson – com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor.
Essa grafic novel é em minha opinião, um apelo e denuncia sobre as consequências de se viver imerso em uma religiosidade doutrinada pelo medo e pela promessa de uma salvação.
Não viso esse como uma forma de afronta ou ataque à igreja católica, mas como um belíssimo relato pessoal de Craig Thompson a respeito de suas próprias experiências, enquanto viveu pela doutrina cristã e sobre a maneira como se desprendeu desta.
Intercalando relatos sobre sua infância e adolescência, o livro enfatiza o sentimento sobre dormir ao lado de outra pessoa. Descreve de maneira poética a forma como nossa mente pode ser transformada pelo sentimento do amor. Amor que por vez nos leva à loucura, mas também pode nos livrar da mentira, despertando a sinceridade e sensatez quanto aos nossos próprios sentimentos e a maneira como lidamos com eles.
Recomendo para qualquer pessoa, mas principalmente àqueles que não se importam de ter sua religiosidade e concepções pessoais questionadas. Permitam-se refletir sobre a realidade cruel que enfrentamos desde o momento em que nascemos até a hora de nossas mortes: Por estamos aqui? Quem nos colocou nesse mundo, e para onde vamos depois de morrermos?
gostei ^^ onde acho p ler?
ResponderExcluirNa internet? não sei.
ResponderExcluirVale a pena dar uma pesquisada, mas eu bem recomendo procurar em qualquer livraria de prestígio.