Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Olá, meus caros!

Olá, meus caros, me chamo Lucas, vulgo Storm, e isso basta.
Bom, é o seguinte. Eu, Gunter e mais uns amigos discutimos uma vez no café que costumamos frequentar, sobre a possibilidade de um intercâmbio blogguistico. Como podem ver, sou novo por aqui, mas sou o dono do  blog parceiro http://uquaarilqua.blogspot.com/ (acessem, inscrevam-se, comentem).
Enfim, a partir de agora, Gunter postará em nosso blog (somos três, quatro agora, com Gunter) e eu postarei aqui. Então, aqui vai o post inicial.
Apresentar-eu-hei minha filosofia de vida. Asatru. Se eu não me engano, já houve um post sobre isso por aqui.
Corvo, símbolo de Odhinn, o sábio.
O Asatru (ou Odinismo) tem como base fundamental o vínculo com os ancestrais e não os Deuses, como muitos podem pensar. De fato, não sei se posso chamar os Deuses de Deuses, visto que não atendem nem ao critério da imortalidade.

Falando sobre os Deuses:
Os ditos Deuses podem ser divididos em dois grupos. Os Aesir e os Vanir, diz os mitos que os dois Clãs brigaram e que após guerra, se entenderam. Eu não concordo com a definição de Deuses. Porque diz-se que eles não são imortais, não são Oniscientes, nem Onipotentes.
Mas afinal, o que são os "Deuses". Não são de forma alguma, deuses criadores, como a mitologia cristã prega (refiro-me ao fato do deus cristão ser criador). Os Deuses foram criados com o universo e não são, de forma alguma, pessoas sentadas em tronos de ouro em Valhalla. São forças, forças de forma desconhecida, que regem o mundo, o universo; sendo que cada um possui sua particularidade e seus defeitos. A compreensão do que são os Deuses mudou muito com o passar do tempo.
Valhalla!
Valhalla não é o castelo de Odhinn em Asgard, muito embora seja representada assim para facilitar a compreensão trivial. Na verdade, entendemos Valhalla como o prazer até o Ragnarök, um lugar onde você ficará em contato com os Deuses até o fim do mundo (não é um LUGAR, é mais um ESTADO de pós-morte). Mas a morte não é tão feliz assim. Se você não for uma pessoa honrada ou não cumprir com sua lealdade, passará o resto da morte em um estado de melancolia. Mas não de sofrimento.
Valknut no centro, o nó dos enforcados. Corvos ao redor e as runas, futhark.
Ragnarök.
O fim do mundo nórdico é a ultima batalha, quando os Deuses batalharão com os gigantes e a árvore da vida será destruída para recomeçar. Mas seria um mundo totalmente diferente, sem Deuses, talvez, e sem Gigantes ou Humanos. Diz a Profecia.
Gigantes? Máqueporra?
Gigantes, não são gigantes, são representações de espíritos inimigos aos Aesir e aos Vanir. E eles não são maus. Inclusive alguns Aesir ou Vanir se casaram com Gigantes e alguns Gigantes são Aesir (como Loki, o trapaceiro).
Árvore da vida.
Sim, Yggdrasil, a árvore da vida, o que sustenta os nove universos. Numa visão mais esotérica, poderia ser visto como o que sustenta todos os planos. O Astral, o Físico, o Mental...
Profecia? Máqueporra?
Diz os mitos que Völva, uma bruxa poderosa, previu todo o correr do universo para Odhinn. O mito da profecia está escrito e existem várias traduções na net.

Eu falei em algo escrito, no Asatru existem livros compostos de mitos, que são usados como base para a prática do rito, da religião. São chamados de Edda. E um deles em específico eu acho legal, o Havamál. Que nos diz costumes práticas boas a qualquer Asatruar. Ele fala da Honra, da Lealdade...
Falando em Lealdade, tem mais uma coisa importante ao Asatru, e só falarei isso.





São nove virtudes que qualquer pessoa, Asatru ou não, precisaria praticar. Pois são coisas referentes ao dia-a-dia. Vou colocar uma imagem com todas elas.

Eu não sei quando volto para falar de algo, parece que eu terei um dia para isso. Mas, acostumem-se comigo.

Has Hail!!!

(adição: link para a postagem anterior sobre Asatru)

Nenhum comentário:

Postar um comentário